Última Hora

CEAF-SE promove treinamento para árbitros da CBF

Por: Barroso Futebol Sergipano - March 10, 2016

 

A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF-SE), que tem à frente o ex-árbitro Edmo Oliveira, promoveu na tarde desta quinta-feira 6, na Arena Batistão, um treinamento específico para os árbitros e assistentes, que integram os quadros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O treinamento direcionado para árbitros e assistentes contou com nomes como Claudio Francisco, Claudionor, Cleriston Clei, Thayslane Melo, Vaneide Gois entre outros árbitros do quadro Nacional.

Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem, Edmo Oliveira, o treinamento é uma norma emitida pela Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (CONAF), sob orientação da Fifa e tem como objetivo principal, fazer com que o árbitro se adapte aos movimentos e movimentação, que geralmente acontecem em uma partida de futebol. São treinamentos específicos para árbitros e assistentes.

Segundo Edmo Oliveira, o treinamento é voltado para a complementação anual dos treinamentos que a CBF realiza em cada estado. Anualmente a entidade nacional realiza as avaliações teórica e física. Esse treinamento   é apenas um complemento.

– Nós aplicamos para os árbitros centrais, o teste “ioiô” e o teste 7×7, que é um teste de velocidade, força e agilidade. Para os assistentes, foram aplicados os testes “Arite” e o “Coda”, testes que a Fifa determina para todo o Brasil aplicar aos seus árbitros, promovendo uma padronização do profissional de arbitragem, objetivando uma melhoria na parte física e na performance dos árbitros e assistentes” explicou Edmo Oliveira.

É um projeto que a Fifa vem desenvolvendo mundialmente há cinco anos. A cada ano promove um aprimoramento. “Os testes procuram simular o mais real possível, tudo que acontece dentro de campo, em uma partida de futebol. Essa movimentação é o que geralmente acontece no campo de jogo com árbitros e assistentes”, concluiu o presidente da Comissão de Arbitragem, Edmo Oliveira.

 

 

Outras Categorias:
Barroso Futebol Sergipano
Radialista e jornalista Barroso Guimarães começou no rádio esportivo em 1986, na Liberdade AM, na equipe esportiva de Carlos Magalhães.