Última Hora

Festividades folclóricas e desfile das equipes marcam a abertura da Copa Santos Dumont

Por: Barroso Futebol Sergipano - March 10, 2016

Uma noite de festa para os moradores do Santos Dumont. Muito forró pé de serra com o trio Joia Rara, apresentação da campeoníssima quadrilha junina, Unidos em Asa Branca e a participação popular, marcaram a solenidade de abertura da I Copa de Futebol do Bairro Santos Dumont. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira, 06, com as presenças de autoridades, inclusive o Governador Jackson Barreto, que prestigiou o evento, secretários estadual e municipal de esportes, Antônio Hora Filho e Jorge Araújo Filho, respectivamente e líderes comunitários.

A I Copa de Futebol do Bairro Santos Dumont, competição promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), conta com a participação de 10 equipes e. As partidas serão realizadas às noites das terças, quintas feiras e sábados, no campo anexo à Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont.

A solenidade, teve início com o desfile das 10 equipes participantes, toque do hino nacional, apresentação da Quadrilha Junina Asa Branca e da banda Joia Rara. Antes do desfile porém, o governador Jackson Barreto fez questão de conhecer as equipe participante, cumprimentou seus integrantes e disse que estava satisfeito com a realização daquele evento, que vai proporcionar momentos de lazer e diversão à comunidade do bairro Santos Dumont e comunidades adjacentes.

– Esse campeonato vai contribuir bastante com a comunidade do Santos Dumont, com o desenvolvimento e com o resgate da força do esporte no bairro. Parabenizo ao governador Jackson Barreto, pelo apoio ao evento e ao secretário Antônio Hora, pela realização desse importante evento esportivo, – afirmou o secretário Jorge Araújo Filho, representando o prefeito Edvaldo Nogueira no evento.

A competição não só é importante para região, que tem tradição no futebol amador, mas, também, para os jovens que ali moram. É o que relata Carlos Alberto Batista dos Santos, treinador de uma das equipes competidoras, que reafirma a importância do esporte.

– Isso aqui está unindo a comunidade. É um momento de lazer e confraternização. Quantos jovens tem aqui? Muitos! Poderiam estar usando drogas ou fazendo algo errado. Mas estão aqui. Eu espero que isso aqui tenha prosseguimento, que dê continuidade, para nós termos mais eventos iguais a esse, trazendo a população e a comunidade para perto e para a prática do esporte, tirando esses jovens das ruas e do que é errado – avaliou Carlos Alberto.

O secretário estadual do esporte e lazer, Antônio Hora Filho, também se fez presente, destacando a emoção e a realização pessoal, de tornar possível um campeonato decente como esse, que é só o pontapé inicial, para outros maiores que virão ainda este ano, beneficiando todos os times da região.

– Juntos com as lideranças do bairro, estamos fazendo um campeonato decente, distribuindo uniforme, bolas, medalhas e troféus, para resgatar a autoestima dos times de futebol do bairro. Dentro de seis meses, vamos fazer um campeonato muito maior que esse, com todos os times do Santos Dumont, promessa do secretário.

O Governador do estado, Jackson Barreto, que também cede o nome ao bonito troféu de campeão da competição, conhece bem a região, fazendo questão de trazer eventos do tipo para o bairro, ressaltando a importância da prática esportiva, como instrumento de formação do cidadão, sendo de grande relevância, para a juventude e a sociedade.

– O Santos Dumont tem uma história de futebol que nenhum bairro de Aracaju tem. É isso que estamos tentando resgatar. Eu fico feliz de vocês estarem aqui praticando esportes, longe da violência, das drogas, do que é ruim, usando o esporte, como instrumento de libertação, de inclusão social e de educação do homem.

Os jogos, que serão disputados às terças-feiras, quintas-feiras e sábado, já começaram ontem mesmo. Após a solenidade de abertura, foi realizada a primeira partida reunindo as equipes do Real e Bola de Ouro. A partida foi dirigida pelo melhor árbitro do futebol sergipano e um dos melhores do Brasil, Cláudio Francisco de Lima e Silva. O pontapé inicial foi dado pelo líder comunitário Enézio Luís dos Santos, o Enézio do Santos Dumont, Os jogos ocorrerão no campo da escola de Esportes Gerivaldo Garcia, e o governador anunciou que a partida final será disputada na Arena Batistão.

 

Outras Categorias:
Barroso Futebol Sergipano
Radialista e jornalista Barroso Guimarães começou no rádio esportivo em 1986, na Liberdade AM, na equipe esportiva de Carlos Magalhães.