Na manhã deste sábado (27), o bairro Santos Dumont, em Aracaju, foi palco de mais uma edição do Festival Gol do Brasil, realizado na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia. O evento celebrou o avanço do projeto social idealizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e o Governo do Estado de Sergipe.
Entre os presentes esteve o vereador e presidente da FSF, Miltinho Dantas, que destacou o papel transformador do futebol na inclusão social. A programação contou com a entrega de uniformes com nova identidade visual para alunos e professores, além da distribuição de equipamentos esportivos que irão fortalecer as atividades do projeto.
“Através do esporte, e através do futebol, se faz inclusão social. Esse é o nosso objetivo enquanto presidente da Federação Sergipana de Futebol e representante da CBF em nosso estado”, afirmou Miltinho Dantas, que também agradeceu ao presidente da CBF, Samir Xaud, pela confiança e continuidade da parceria em Sergipe.
Criado como parte do Programa de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o Projeto Gol do Brasil reforça o compromisso da CBF e da FIFA em utilizar o futebol como ferramenta de desenvolvimento humano e social. O projeto é financiado pelo braço social do Fundo do Legado da Copa, e está presente em Aracaju desde 2022, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e a FSF.
Com metodologia fundamentada no futebol de campo, o projeto conta com uma equipe pedagógica composta por quatro instrutores capacitados pela CBF, e atualmente atende mais de 120 crianças. Além da prática esportiva, os encontros também abordam temas como ética, cidadania e combate à discriminação, promovendo um ambiente de respeito e inclusão.
“É uma grande satisfação para nós, da CBF, estarmos aqui em Sergipe renovando a parceria iniciada há quatro anos. O Gol do Brasil já transformou a vida de muitos jovens e segue como um importante instrumento de cidadania através do futebol”, destacou Felipe Dambroz, coordenador de Desenvolvimento e Projetos da CBF.
A cerimônia contou ainda com a presença da secretária de Esporte e Lazer do Estado, Mariana Dantas, e da assessora especial da FSF, Rita Dantas. Após a solenidade, os alunos participaram de atividades esportivas no campo, demonstrando o entusiasmo e o impacto positivo do projeto na comunidade.
