Por Barroso Guimarães
O Club Sportivo Sergipe celebra seus 116 anos de história, uma trajetória rica em tradição e conquistas que atravessa gerações. Fundado em 17 de outubro de 1909, o clube teve suas raízes inicialmente nos esportes náuticos, especialmente o remo, que era a principal modalidade praticada na época. Entre 1911 e 1946, o Sergipe conquistou 13 campeonatos estaduais de remo, consolidando sua força nas águas sergipanas.
Gradativamente, o futebol foi ganhando destaque no clube, que realizou sua primeira partida oficial em 1916 e conquistou seu primeiro título estadual em 1922. Desde então, o Sergipe se tornou o maior vencedor do Campeonato Sergipano de Futebol, acumulando 34 títulos ao longo da sua história.
Diversas versões cercam a origem do clube, mas relatos históricos e testemunhos apontam que o Sergipe surgiu da necessidade de criar outro clube de regatas para que as competições fossem mais atrativas entre os torcedores, fundado por um grupo de jovens idealistas que se reuniram logo após o surgimento do Cotinguiba Esporte Clube, o primeiro clube esportivo de Aracaju.
A programação de celebração dos 116 anos do Sergipe ocorre nos dias 17 e 18 de outubro no Estádio João Hora de Oliveira. Envolve várias atividades, como queima de fogos, missa em comemoração, shows musicais, sorteios de brindes e um carro zero quilômetro, além da entrega da Medalha João Hora de Oliveira, honraria para personalidades que ajudaram o clube.

