No Batistão, Confiança fez história ao chegar na primeira final da Copa do Nordeste. Mesmo com muita entrega, o time enfrentou o favoritismo do Bahia, que impôs seu ritmo desde o início e venceu por 4 a 1, com gols de Luciano Rodríguez, Willian José, Rodrigo Nestor e Rezende. O Dragão, com gol de Ronald Camarão, mostrou raça e luta até o fim, mas agora terá a missão muito difícil de buscar a virada na Fonte Nova, palco onde o Bahia tem um aproveitamento histórico e a vantagem do mando de campo.
O jogo começou intenso, com o Bahia abrindo o placar logo aos 4 minutos após escanteio cobrado por Rodrigo Nestor e completado de cabeça por Luciano Rodríguez. Aos 27, Willian José ampliou após falha do goleiro Allan. O Confiança não desistiu e descontou cedo no segundo tempo com Ronald Camarão, que apareceu bem dentro da área para reduzir a vantagem. Mas o Bahia respondeu rápido com a linda cobrança de falta de Rodrigo Nestor, que recolocou o time em vantagem, e fechou a conta aos 88 minutos com cabeceio de Rezende.
O técnico Luizinho Vieira enfrentou diversas dificuldades para escalar o time, com seis desfalques importantes e a saída do goleiro titular Felipe Scheibig, mas o time mostrou união e lealdade dentro de campo, como ressaltou o zagueiro Valdo no pós-jogo. Agora, para reverter o jogo na Fonte Nova, palco onde o Bahia tem histórico aproveitamento superior a 79% em mata-matas, o Dragão precisará superar um desafio gigantesco e contar com todo apoio da sua torcida para tentar essa virada épica.
Sábado, na Fonte Nova, o Dragão vai precisar de uma grande atuação para tentar uma missão quase impossível: vencer o Bahia por uma diferença de três gols para levar a decisão para os pênaltis, ou então alcançar uma vitória com quatro gols de vantagem para conquistar o título inédito da Copa do Nordeste. A vantagem é do Bahia, que jogará em casa, em um estádio onde tem um aproveitamento histórico, tornando a tarefa do Confiança ainda mais difícil.
Após o apito final, o zagueiro Valdo fez questão de pedir desculpas à torcida pelo resultado, exaltando a festa nas arquibancadas e reforçando que o time foi leal e lutou até o fim. Ele destacou os detalhes cruciais do jogo, como os gols sofridos em bolas paradas e seu próprio escorregão no segundo gol adversário. “A gente sai triste, mas tem que unir as forças. Sabemos que é difícil reverter, mas vamos honrar a camisa”, disse o defensor, já projetando uma atuação digna no jogo de volta.
Ficha técnica:
Local: Arena Batistão, Aracaju (SE)
Data: 3 de setembro de 2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Competição: Final jogo de ida – Copa do Nordeste 2025
Placar final: Confiança 1 x 4 Bahia
Gols:
Confiança: Ronald Camarão (46’)
Bahia: Luciano Rodríguez (4’), Willian José (27’), Rodrigo Nestor (64’), Rezende (88’)
Substituições:
Confiança: Dionísio entrou no lugar de Vitinho (20’), Matheusinho entrou no lugar de Renilson (23’)
Bahia: Tiago Souza entrou no lugar de Vitinho (17’)
Escalações:
Confiança (4-3-3): Allan; Weriton, Eduardo Moura, Valdo, Airton; Renilson (Matheusinho), Luiz Otávio, Vitinho (Dionísio); Ronald Camarão, Breyner Camilo, Neto
Técnico: Luizinho Vieira
Bahia (4-4-2): Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo, Luciano Juba; Acevedo, Rodrigo Nestor, Everton Ribeiro, Cauly (Michel Araújo); Tiago (Vitinho), Willian José (Lucho Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni
Arbitragem:
Árbitro principal: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior e Karla Renata Cavalcanti de Santana
Quarto árbitro: Deborah Cecilia Cruz Correia
Estatísticas gerais:
Posse de bola: Confiança 37% x 63% Bahia
Escanteios: 3 x 3
Cartões amarelos: 1 x 1
Chutes a gol: Confiança 4 x 6 Bahia


