De forma democrática como é de costume da atual gestão da Federação Sergipana de Futebol (FSF), dirigentes de clubes e membros da entidade estiveram reunidos para debater detalhes do
Sergipão 2026.
O Congresso Técnico teve início na manhã desta sexta-feira (07/11), no auditório do Arcus Hotel, em Aracaju. Por cerca de quatro horas, os dirigentes analisaram diversas situações envolvendo a Série A1. O início do evento foi marcado por uma palestra sobre manipulações de resultados com membros do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Polícia Federal (PF) e Tribunal de Justiça Desportista de Sergipe (TJD/SE).
O Procurador de Justiça do MPSE, Deijaniro Jonas Filho e os delegados da PF, Jorge Vinícius Gobira Nunes e Antônio José Silva Carvalho e o presidente do TJD/SE, Valteno Neto debateram sobre o tema com os dirigentes. Em seguida foram apresentados detalhes do estadual de 2026.
O Campeonato Sergipano terá início no dia 10 de janeiro com previsão de encerramento no dia 14 de março. O estadual segue tendo o mesmo formato da última edição. Serão quatro fases (1ª fase, eliminatória, semifinais e final).
Na fase inicial todos os 10 clubes se enfrentam em partidas únicas, totalizando 9 jogos entre os dias 10 de janeiro a 11 de fevereiro. O time com a melhor colocação avança diretamente para a semifinal da competição. E os dois últimos colocados serão rebaixados.
Na fase seguinte os clubes jogam em partidas eliminatórias no formato de mata-mata, apenas com jogos de ida. Os confortos já estão estabelecidos:
2º colocado x 7º colocado
3º colocado x 6º colocado
4º colocado x 5º colocado
O vencedor de cada mata-mata, avança para as semifinais.
Os três clubes classificados se juntam ao primeiro colocado da 1ª fase. Nas semifinais serão duas partidas no sistema de ida e volta com previsão de realização entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
A fase final, também será no formato de ida e volta entre os dias sete e 14 de março. O vencedor conquista o título do Sergipão. Além das vagas no Brasileiro da Série D, e nas Copas do Brasil e Nordeste de 2027. O vice-campeão, também garante vagas nas três competições. O terceiro colocado na pontuação geral do estadual, garante vaga no Brasileiro da Série D.
Na oportunidade, os dirigentes decidiram que o campeão da Copa Governo do Estado de 2026, garante vaga na Copa do Brasil de 2027.
O evento foi coordenado pelo presidente da FSF, Milton Dantas, que destacou a importância da participação de todos os clubes, “Foi mais um momento histórico para o futebol sergipano. Inicialmente quero agradecer a presença dos representantes do Ministério Público e da Polícia Federal pelas orientações aos dirigentes. Debatemos um tema que está em evidência no futebol mundial. Falando do congresso técnico, o evento mostra a força dos nossos clubes e o crescimento da modalidade profissional no estado. É mais uma prova do fortalecimento Sergipão, um produto muito forte na nossa região. A fórmula da edição passada de maneira geral foi preservada e alguns ajustes feitos pelos dirigentes. Agradeço a presença das equipes e dos profissionais da imprensa sergipana no evento”, finalizou o presidente da FSF, Milton Dantas.
O Departamento de Competição da entidade, também divulgou a rodada de abertura do estadual. Confira os confortos da 1ª rodada do Sergipão 2026:
Sábado (10/01)
16h – Confiança x Desportiva Aracaju, arena Batistão, em Aracaju
18h – Lagarto x Falcon, estádio Paulo Barreto, em Lagarto
Domingo (11/01)
15h15 – América de Propriá x Sergipe, estádio Durval Feitosa, em Propriá
15h15 – Guarany x Dorense, estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha
16h – Itabaiana x Atlético Gloriense, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana

