Em novo decreto, publicado neste domingo (9), o governo de Alagoas ampliou para 31 o número de municípios em situação de emergência, em decorrência dos estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram o estado nos últimos dias. O documento, assinado pelo governador Paulo Dantas, tem validade de 180 dias
O governador Paulo Dantas (MDB) declarou situação de emergência em municípios por causa dos estragos causados pelas chuvas intensas.
As cidades de Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe foram acrescentadas à lista de cidades em situação emergencial.
Em todo o estado, o número de pessoas afetadas pelas chuvas passa dos 22 mil, entre pessoas desalojadas e desabrigadas após as fortes chuvas. Segundo o balanço são: 2.085 desabrigados e 14.338 desalojados em todo o estado. A previsão é de que as chuvas continuem até domingo (9).
O último boletim emitido pela Defesa Civil foi divulgado às 15h30.
“Mais de 10 mil pessoas estão nesse situação difícil e infelizmente tivemos um óbito. Com o decreto, o apoio vai para o município para que compre cestas básicas, colchão. Criamos um grupo de gestor, secretários e Defesa Civil para acompanhar de perto a atuação nesses casos. Estamos à disposição desses municípios”, disse o governador Paulo Dantas
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse nas redes sociais que está acompanhando a situação das chuvas em Alagoas.
“As chuvas em Alagoas já afetaram 10.303 pessoas em 20 municípios.
Desde ontem, junto com as equipes dos ministros Waldelucio Góes do MDR, Renan Filho dos Transportes, e do governador Paulo Dantas, estamos acompanhando a situação para dar a assistência necessária para a população”, disse.
Confira a lista dos municípios:
- Atalaia
- Barra de São Miguel
- Branquinha
- Capela
- Cajueiro
- Colônia Leopoldina
- Coqueiro Seco
- Flexeiras
- Ibateguara
- Jacuípe
- Joaquim Gomes
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Matriz de Camaragibe
- Murici
- Paulo Jacinto
- Paripueira
- Penedo
- Pilar
- Quebrangulo
- Rio Largo
- Satuba
- São José da Laje
- Santana do Mundaú
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Campos
- São Miguel dos Milagres
- União dos Palmares
- Viçosa
O número total de pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas já passa de 16 mil, de acordo com o segundo boletim divulgado neste sábado (8) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Uma pessoa morreu em Joaquim Gomes em virtude das chuvas.
Segundo o balanço são: 2.085 desabrigados e 14.338 desalojados em todo o estado. A previsão é de que as chuvas continuem até domingo (9). A última atualização do boletim foi emitida pela Defesa Civil às 15h30.
Em Maceió, a Defesa Civil informou que há 16 pessoas desabrigadas e 105 pessoas desalojadas. Dezenas de ruas e avenidas ficaram completamente alagadas na noite de sexta-feira (7), reflexo da chuva forte que atingiu a capital alagoana durante todo o dia.
O rio Jacuípe transbordou em Colônia Leopoldina e Jacuípe. Alagamentos também foram registrados em Ibateguara. Em São José da Laje, o Rio Canhoto, que deságua no Rio Mundaú, transbordou e atingiu a cabeceira da ponte.
O rio Mundaú transbordou em União dos Palmares e o nível ultrapassou as contas de atenção nos municípios de Palmeirina, Correntes, Canhotinho (PE), Murici e Rio Largo.
Em Rio Largo, há água invadiu as casas e e condomínios. Uma van que pertence à Prefeitura caiu em um buraco e ficou parcialmente submersa.
Veja os municípios onde há desabrigados e desalojados
- Atalaia
- Branquinha
- Barra de São Miguel
- Colônia Leopoldina
- Coqueiro Seco
- Flexeiras
- Ibateguara
- Jacuípe
- Joaquim Gomes
- Maceió- 16 pessoas desabrigadas e 105 pessoas desalojadas
- Maragogi
- Matriz de Camaragibe
- Murici
- Paripueira
- Paulo Jacinto
- Pilar
- Quebrangulo
- Rio Largo
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Milagres
- Santana do Mundaú
- Teotônio Vilela