Por Barroso Guimarães
O Itabaiana não conseguiu trazer pontos de sua viagem a Minas Gerais e foi derrotado pelo Tombense por 2 a 0, neste sábado (3), no Estádio Almeidão, em Tombos, pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O Tremendão da Serra sofreu um gol logo no início da partida e, apesar de pressionar no segundo tempo, acabou sofrendo o segundo gol e ainda teve João Cabral expulso, complicando ainda mais a situação.
Início complicado e primeira etapa de luta
O Tricolor da Serra mal teve tempo de se organizar em campo e já foi surpreendido. Com apenas 47 segundos de jogo, Anderson Ligeiro recebeu um lançamento e acertou um chute potente, sem chances para o goleiro Jefferson. Apesar do baque inicial, nossa equipe tentou reagir quando Leílson levantou na pequena área e João Cabral finalizou por cima do travessão.
Durante o primeiro tempo, o Itabaiana buscou se reorganizar e conseguiu equilibrar as ações. O Tombense ainda chegou com perigo quando Anderson Ligeiro finalizou próximo à trave. Nos acréscimos, tivemos nossa melhor chance quando Valdeci cabeceou com firmeza, mas o goleiro Matheus fez uma defesa espetacular, evitando o empate que seria merecido antes do intervalo.
Pressão sem sucesso e revés consumado
Na volta para o segundo tempo, o técnico Roberto Cavalo promoveu duas alterações buscando dar mais força ofensiva à equipe. A estratégia parecia funcionar, pois o Tremendão passou a pressionar mais. Novamente Valdeci teve boa oportunidade em cabeceio, mas parou em grande defesa do goleiro Matheus. O Itabaiana seguiu no ataque e quase marcou quando Ianson, do Tombense, afastou mal e acertou a própria trave.
No momento em que mais pressionávamos, a arbitragem assinalou pênalti para o Tombense. Rafael Silva cobrou com categoria e ampliou a vantagem dos mineiros. Para piorar, João Cabral foi expulso por deixar o braço no rosto de Roger Carvalho, deixando nossa equipe com um jogador a menos. Com superioridade numérica, o Tombense administrou a vantagem até o apito final.
Escalações e detalhes da partida
Tombense: Matheus; Léo Pereira, Ianson, Roger Carvalho e Tarcísio (João Vitor); Fabrício Dias (Jefferson Renan), Mila e Ingro (Douglas Coutinho); Anderson Ligeiro, Zé Eduardo e João Pedro (Rafael Silva).
Técnico: Raul Cabral
Itabaiana: Jefferson; Alexis Fernandéz, Betão, Gabriel Santiago e Kevin; Bruno Sena, Coppetti e Fabrício Oyá; Leilson, Valdeci e João Cabral.
Técnico: Roberto Cavalo
Cartões amarelos: Fabrício Dias e Ianson (Tombense); João Cabral e Kevin (Itabaiana)
Cartão vermelho: João Cabral (Itabaiana)
Gols: Anderson Ligeiro (primeiro tempo) e Rafael Silva (segundo tempo, pênalti)
Público: 671 pagantes
Renda: R$ 9.670,00
Árbitro: Alan Trindade da Silva (RJ)
Assistentes: Wallace Müller Barros Santos e Thiago Filemon Soares Pinto (ambos do RJ)
Classificação e próximo desafio
Com a derrota, o Itabaiana permanece com três pontos e ocupa a 13ª posição, podendo perder mais posições até o fim da rodada. Nosso Tremendão ainda busca seus primeiros pontos fora de casa nesta Série C.
A boa notícia é que voltaremos a jogar em nossos domínios na próxima rodada. O Tricolor da Serra receberá o Figueirense na segunda-feira (12), às 19h30, no Estádio Mendonção, pela quinta rodada da competição. Será uma ótima oportunidade para nos recuperarmos diante de nossa torcida e voltarmos a somar pontos na tabela de classificação.
Fotos: Victor Souza/Tombense