O Presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho, mencionou em uma entrevista ao NE45 que foram realizados estudos nos últimos anos para uma possível criação da Série E, destinada a times sem calendário nacional, como o Santa Cruz. No entanto, a proposta não progrediu devido a alguns critérios, sendo o principal motivo, de acordo com o dirigente, o aumento da distância em relação à Série A do futebol brasileiro.
Carvalho inicialmente não descartou a ideia, reconhecendo que poderia proporcionar mais jogos para os clubes sem presença em competições nacionais. No entanto, após os estudos realizados, chegou-se à conclusão de que a eventual Série E, embora preenchesse uma lacuna de partidas em determinados meses, teria impactos negativos para os times.
“Essa ideia foi considerada por nós. À primeira vista, não é uma má ideia, pois teoricamente expandiria a base da pirâmide, aumentando a quantidade de partidas. Inclusive, eu e outros presidentes cogitamos isso nos anos anteriores. Porém, após uma análise técnica e econômico-financeira, concluímos que a criação da Série E, embora temporariamente benéfica, não seria vantajosa para os clubes. Isso se dá porque nosso principal objetivo é encurtar a distância entre a Série A e a divisão de acesso, a Série D. Se criarmos a Série E, os clubes teriam que avançar da E para a D, da D para a C, e assim por diante. A realização disso em formato de pontos corridos não seria viável, e acabaríamos recorrendo a mata-matas. O problema disso é que os mata-matas tendem a favorecer os clubes com menor qualidade e investimento, além de infraestrutura inadequada para as partidas”, explicou Evandro Carvalho a respeito da possível Série E.
O Santa Cruz, por sua vez, enfrentou dificuldades para se manter em divisões nacionais após um desempenho insuficiente no Campeonato Pernambucano e na Série D. O clube depositava esperanças na promoção para a Série C, a fim de evitar depender de outros fatores. No entanto, não conseguiu progredir na competição e não garantiu seu lugar na Série C para o próximo ano. A única alternativa para o Santa Cruz retornar às divisões nacionais em 2024 seria a promoção do Retrô, mas essa possibilidade foi eliminada após a queda do Retrô para a divisão inferior