O árbitro Feliphe da Cunha Oliveira Cabral da Silva, de 30 anos, do quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), faleceu nesta quinta-feira (9) devido a uma parada cardíaca, ocorrida após passar mal durante os testes físicos realizados no último sábado, na Vila Olímpica do Mato Alto, no Rio de Janeiro.
Relatos de outros árbitros presentes no teste indicam que este poderia ter sido evitado devido às altas temperaturas no momento (entre 9h30 e 13h daquele dia), porém os avisos foram ignorados pela comissão de arbitragem da FERJ, que decidiu prosseguir com a atividade. A temperatura estava próxima dos 40 graus, com sensação térmica chegando aos 50 graus.
Feliphe foi imediatamente levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, onde recebeu atendimento imediato, medicação e foi transferido na mesma noite (sábado, 4 de maio) para o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu. Todos os procedimentos seguiram os protocolos médicos e administrativos regulamentares, com o paciente permanecendo em condição clínica estável e lúcido durante todo o período, acompanhado de perto por um membro do DEAF-RJ.