Por Alexandre Guimarães
A seleção brasileira conseguiu a classificação para a Copa do Mundo, após a vitória por 1×0 contra o Paraguai. Um feito esperado com uma certa ansiedade pela torcida canarinha. Aliás, em alguns momentos da eliminatória, duvidada por muitos, principalmente pelos pessimistas e brasileiros que não são brasileiros quando o assunto é seleção.
Ontem, o Brasil venceu com uma cara de selecionado autêntico. Uma equipe que se apresentou, deixando nas entrelinhas a mensagem de que somos historicamente os melhores do mundo, o selecionado com mais títulos mundiais. Fizeram jus ao que é a seleção brasileira para o futebol mundial.
Uma postura tática diferente não vista há um bom tempo. Uma disposição dos jogadores também não vista há um bom tempo.
O time do Carlo Ancelloti se comportou taticamente com.as linhas avançadas, pressionando a saída de bola do adversário. Por esta postura, várias situações reais de gols foram criadas.
Um time que valorizou o passe, a saída de bola com qualidade. E todos sem exceção tinham a liberdade de criar. Os zagueiros por exemplo jogaram como homens de criação na saída de jogo. Um time que apostou e valorizou um modelo de jogo vertical. Não insistiu nas jogadas com toquinhos exagerados para os lados. Todos foram pró-ativos.
O Brasil deixou uma ótima impressão para as próximas partidas pelas eliminatórias e jogos amistosos que acontecerão antes da Copa 2026. Acredito que uma nova proposta foi apresentada pelo Carlo Ancelloti e que será aprimorada para os próximos compromissos. Quem sabe os contra e os pessimistas esqueçam um pouco o Brasil e pensem mais nos seus.