Os primeiros atletas do Time Sergipe já estão a caminho da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, para participar dos Jogos da Juventude 2023. Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o primeiro bloco, formado por 59 pessoas, entre oficiais e atletas, embarcam no Aeroporto Internacional de Aracaju com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de onde seguirão de ônibus até Ribeirão Preto. Os demais atletas viajarão nos próximos dias, considerando as datas das competições.
A delegação que vai representar Sergipe nos Jogos da Juventude 2023 é formada por oficiais, fisioterapeutas, jornalista e 133 jovens atletas, com até 17 anos de idade. Os Jogos da Juventude 2023, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), serão realizados entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo, reunindo os melhores atletas de até 17 anos de idade, oriundos de escolas públicas e particulares de todo o país, na disputa de 18 modalidades esportivas.
O translado dos atletas do Time Sergipe até os Jogos da Juventude está sendo totalmente custeado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), a partir de um investimento de R$565 mil. Além disso, a delegação sergipana também possui um fardamento único e personalizado, custeado através do patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, falou sobre a expectativa da delegação nos Jogos da Juventude 2023 e destacou a última edição dos jogos. “No ano passado, nós recebemos os atletas e preparamos a logística para os Jogos da Juventude 2022. Agora, nós somos recebidos em Ribeirão Preto. Organizar e participar das competições é mais difícil, esse ano estamos mais tranquilos. Estamos levando os melhores atletas sergipanos, selecionados nos Jogos da Primavera, a nossa seletiva estadual, e estamos confiantes de que teremos muitas medalhas conquistadas. Os nossos atletas estão treinando com muito foco e dedicação para trazer bons resultados para o nosso estado.Também trouxemos atletas que já conquistaram medalhas nos Jogos da Juventude, vai ser difícil passar por nós”, provoca a secretária.
O professor Ulisses Santos, chefe da delegação sergipana, também aposta nos resultados dos atletas conterrâneos. “Trouxemos os nossos melhores atletas, eles treinaram bastante e estão focados em resultados. Trouxemos os atletas que são o futuro do esporte sergipano, então estamos confiantes de que voltaremos para Sergipe com medalhas no peito e a sensação de dever cumprido. Nos bastidores, também temos bons profissionais trabalhando para que eles tenham um bom desempenho nas modalidades”, pontua.
Os 133 atletas sergipanos competirão nos Jogos da Juventude 2023 em 16 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginásticas artísticas e rítmicas, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling. Eles foram selecionados na 39ª edição dos Jogos da Primavera, que aconteceu de 2 de maio a 17 de junho deste ano, em 50 cidades sergipanas.